Procuração pública sem precisar ir ao consulado, é possível?

Curiosidades
04.09.2021
5 min

Você mora fora do Brasil e não quer ir ao consulado para emitir uma procuração pública? Saiba como conseguir emiti-la somente utilizando o seu celular e sem sair de casa.

Muitos brasileiros que residem no exterior utilizam a procuração pública como um instrumento para dar poderes para pessoas agirem em seu nome no Brasil. Mas você sabia que esse procedimento pode ser realizado somente utilizando o seu smartphone?

A procuração pública é um instrumento que possibilita que uma pessoa dê poderes para outra agir, em seu nome, em determinadas situações nas quais não possa estar presente Até pouco tempo, era necessário que essa procuração fosse realizada em cartório ou, caso você morasse fora do país, no consulado, o que tornava o processo lento e complicado.

Com relação ao procedimento do consulado para realização da procuração pública,é necessário que você preencha um formulário disponível no e-consular e solicite o agendamento para o atendimento presencial. Tal processo encontra diversos obstáculos, como dificuldade de encontrar dias disponíveis para agendamento, deslocamento até o consulado e demora na realização do serviço.

No entanto, o que muita gente não sabe é que agora você pode realizar sua procuração pública de forma rápida e sem sair de casa, somente utilizando o seu celular. Para isso, você precisará emitir um certificado digital, que fica instalado em seu celular, através do aplicativo e-notariado. Com ele, você poderá,após uma breve videoconferência com o cartório, assinar a procuração pública – além de outros atos notariais – de maneira totalmente remota, digital, ágil e segura.

O certificado digital, juntamente com o documento assinado digitalmente, possuem fé pública e podem
ser apresentados até mesmo na tela do celular à qualquer instituição ou órgão que desejar.

Viu como é fácil?

Em quais situações devo realizar uma procuração?

Você pode fazer uma procuração pública para que te representem nas mais variadas situações nas quais você não possa estar presente, como por exemplo:

-Compra e Venda de imovéis;

-Venda de Veículo;

-Transações Bancárias;

-Casamento;

-União Estável;

-Divórcio;

-Inventários;

-Receber seguro;

-Dentre outros.

Deseja saber mais sobre procuração pública realizada remotamente? Quer emitir o seu
certificado digital? Entre em contato conosco e realize seu orçamento.

Em breve, um de nossos representantes entrará em contato.