Precisa emitir a sua certidão atualizada?

Curiosidades
19.11.2021
6 min

Saiba mais sobre os tipos de certidões e como obter a sua utilizando apenas o seu celular.

Nos deparamos sempre com a necessidade de apresentar documentos como certidão de nascimento, casamento e de óbito, mas nem sempre temos o documento físico, então precisamos solicitar a certidão atualizada.  A partir de agora, saiba todos os tipos de certidões que existem e como é fácil solicitar a sua com a OKcartório!

Diversos procedimentos exigem que sejam apresentadas certidões atualizadas de nascimento, casamento ou óbito. Seja no procedimento de solicitação da dupla cidadania, operações financeiras, inventários, casamentos, registros de nascimento ou matrícula de faculdade, por exemplo. Porém, como nem sempre temos em mãos esses documentos, se torna necessária a emissão de segundas vias.  Ao solicitar a certidão atualizada você pode se deparar com três tipos: Comum, Inteiro Teor e  Cópia Reprográfica do Livro.

Certidão Comum

Primeiramente, a certidão comum ou de breve relato é a emitida quando realizado o registro junto ao cartório. Em formato padrão de emissão de documentos. Ao solicitá-la, você receberá uma idêntica à original.

Certidão de Inteiro Teor

Em geral, a certidão de inteiro teor é exigida em processos que necessitam da comprovação de dados específicos, como o reconhecimento de dupla cidadania ou casamento a ser realizado no exterior.

Consiste na certidão mais completa, que contém informações acerca dos dados dispostos no livro de registro do cartório. Ou seja, é a transcrição integral do que foi registrado no livro original do cartório, incluindo anotações, assinaturas, informações sobre naturalização, retificações, entre outros.

Cópia Reprográfica do Livro

A cópia reprográfica é uma cópia fiel do livro da qual a certidão foi registrada. Em alguns processos, como a cidadania Italiana, ela não é indicada pois a cópia pode ser pouco legível, e, portanto, causar dificuldade na hora de traduzir o documento. Esse tipo é mais utilizada no processo de cidadania portuguesa.

Como solicitar?

O que pouca gente sabe é que a certidão pode ser obtida tanto de forma física como de forma digital. Dessa forma, o procedimento é bem simples: ao requisitá-la, você só precisa fornecer algumas informações presentes no documento original.  Ao final do processo, será emitida de forma física ou digital. A certidão digital consiste em um arquivo PDF que contém um Qr Code onde é possível verificar a autenticidade do documento. De forma rápida, fácil e pode ser utilizada até mesmo em seu celular.

Precisa apostilar a sua certidão?

Não deixe de ler nosso artigo sobre apostilamento para entender como funciona esse procedimento.

Entre em contato

Quer solicitar a 2ª via da sua de forma totalmente digital? Entre em contato conosco!

Em breve, um de nossos representantes entrará em contato.