Apostila de Haia: como e onde realizar esse procedimento?

Curiosidades
19.11.2021
4 min

Se você reside no exterior provavelmente já se deparou com a necessidade de apresentar um documento apostilado em algum momento. Diferentemente do que muitos pensam, o apostilamento é um procedimento muito simples. 

A apostila de Haia surgiu através da Convenção de Haia, onde os países signatários concordam em reconhecer mutuamente os documentos públicos emitidos por eles. Por conta disso, é comum que países como Estados Unidos e Portugal exijam que os documentos apresentados em processos de cidadania ou de visto permanente, por exemplo, sejam apostilados.

A apostila de Haia nada mais é do que um certificado de autenticidade conferido a documentos públicos como escrituras públicas, certidões do registro civil, documentos empresariais, diploma universitário (histórico escolar), traduções juramentadas, dentre outros.

Consulados e embaixadas não realizam apostilamento, de forma que este serviço compete aos cartórios brasileiros habilitados. Dessa forma, caso você tenha fácil acesso a um cartório de notas, basta levar o documento até ele  e solicitar o apostilamento. O procedimento é realizado dentro de alguns minutos. 


Caso esteja em outro país, uma das soluções seria enviar o documento via postal para que alguém realize o procedimento por você. Mas essa opção nem sempre é viável, dada a demora das transportadoras e o risco de extravio ou roubo do documento.  


Uma alternativa seria enviar o documento digitalizado para que o cartório realize a sua materialização e posterior apostilamento. De forma que não seja necessário o envio do documento físico via transportadora. O ato de materialização de documento consiste na impressão, pelo cartório, de um documento em formato eletrônico, certificando na página o tipo de documento, os dados referentes aos mesmos e a data da materialização. Isso permite que seja possível realizar o apostilamento sem que o documento seja enviado fisicamente.

Deseja realizar o apostilamento do seu documento? A Okcartório tem uma equipe de especialistas prontos para te ajudar. 

Em breve, um de nossos representantes entrará em contato.